terça-feira, 3 de abril de 2007

Curiosidade da Ipê Rosa




Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla)
É o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, mas ainda pode ser encontrado com flores até Setembro. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla, porém trata-se de uma espécie exótica, proveniente da Argentina. São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido.



Nome científico:Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo
Sinonímia botânica: Bignonia heptaphylla Vell., Tecoma ipe Mart. ex K. Schumann, Tabebuia ipe (Mart. ex K. Schumann) Standley, Handroanthus heptaphyllus (Mart.) Mattos (3).
Nomes populares: ipê-rosa. (1)
Família: Bignoniaceae



É uma árvore muito conhecida pela beleza das suas flores, sendo declarada, em 1961, como a flor símbolo nacional.
Ocorre da Bahia até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e ocasionalmente no cerrado e na caatinga (3). É uma árvore alta, que alcança de 10 a 20 m de altura, com tronco de 40-80 cm de diâmetro e possui grande copa (2).
A madeira do ipê é muito pesada, dura, difícil de cortar e de ótima durabilidade. É usada em obras externas como mourões, pontes e dormentes; na construção civil como vigas, caibros e assoalhos; em instrumentos musicais e na confecção de carrocerias e bengalas, bem como de objetos esportivos como bolas de bocha e boliche. (4)
Em floração a árvore é um belo espetáculo da natureza, que a faz uma das espécies mais populares em uso no paisagismo em geral. É particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas e ótima para reflorestamentos mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Floresce durante os meses de julho a setembro com a planta totalmente despida de sua folhagem. Frutifica nos meses de setembro até início de outubro.
Para obter as sementes é preciso colher os frutos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes que devem ser postas para germinar logo que colhidas, em canteiros ou embalagens individuais contendo solo argiloso rico em matéria orgânica. Cobrir apenas levemente as sementes com substrato peneirado, mantendo-as em ambientes semi-sombreado. A emergência ocorre de 10 a12 dias e a germinação geralmente é abundante. É preciso transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando estas tiverem entre 2 e 4 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado. (1)
A casca e as folhas de alguns ipês têm uso medicinal e são usadas no tratamento de amigdalite, estomatites, infecções renais, úlceras, varizes e certas doenças dos olhos. Também é usado como antidiarréico, anti-inflamatório, anti-infeccioso, antitumoral, depurativo, febrífugo e cicatrizante. (5)

25 comentários:

Darlan S. Silva disse...

Eita....
quase cansei de ler sobre a ipê rosa...
mas é isso mesmo!!!
Continuem postando!!!
Mas eu quero ver os comentários das garotas no blog tb!!!
pelo menos nesse aqui!!!

Darlan S. Silva disse...

Ei, kd os posts???
jah tah na hora de atualizar, neh!!!
ah, só pra lembrar, as gatinhas ainda tem uma terefinha pra completar a especialidade de Vida Familiar: trazer um bilhetinho dos pais dizendo no que vcs ajudaram em casa ao papai ou a mamãe!!!
Não esqueçam!!!
bjos pra todas!!!

Clube FLAMBOYANT disse...

Kd as fotos da unidade????

Agora de camiseta nova... tem que mandar ver...

Bjo da keka.

Anônimo disse...

Ronaldo!!!

Anônimo disse...

Eu vo come vc!!! Ronaldo!!!

Anônimo disse...

Toca ai .........peitinho Ronaldo!!!

Anônimo disse...

Toca ai ...................olha a foto!

Anônimo disse...

Ronaldo

Anônimo disse...

Desejo saber se a raiz d arvore IPÊ pode prejudicar alicerce e paredes de imóveis. Meu email é
izildamachado52@hotmail.com.br
Agradeço muito se fizerem a gentileza de responder-me pois tenho um IPÊ ROSA começando a florir e querem cortar pois dizem que irá quebrar a casa.
Aguardo URGENTE. GRATA.

Anônimo disse...

o ipê ele é plantado por cemente ou ja nace por muda e raiz

Anônimo disse...

o ipê ele é plantado por cemente ou ja nace por muda e raiz

Anônimo disse...

o ipê ele é plantado por cemente ou ja nace por muda e raiz

Fabiobpenna@me.com disse...

Eu tenho no meu jardim um ipê rosa, já bem crescido com mais de 5,anos. Agora suas folhas estão caindo mas o que me intriga é que não floresce! Alguém tem alguma forma de ajudar? Sonho em vê-lo florido. Obrigado
Fabio Penna

Edison Antunes disse...

Alguém poderia me ajudar, tenho três arvores de Ypê rosa em minha casa, hoje uma delas e só de um lado (galho) esta florindo??????

Att

Edison

Anônimo disse...

Desejo saber se a raiz d arvore IPÊ pode prejudicar alicerce e paredes de imóveis. Meu email é rstreiff@uol.com.br

Teachercleo disse...

É uma árvore linda tenho uma na vizinha que compartilha a área de minha casa.

Teachercleo disse...

É uma árvore linda tenho uma na vizinha que compartilha a área de minha casa.

Rita Coutinho disse...

Nasceu um IPE rosa espontaneamente em meu quintal. Fiquei muito feliz quando soube que a planta até então desconhecida era o IPE rosa. Alguém pode me dizer se poço fazer com que ele não cresça tanto. Ele nasceu a 1 metro e meio da parede do vizinho.Estou preocupada,a árvore já está com 2 metros.

Rita Coutinho disse...

Nasceu um IPE rosa espontaneamente em meu quintal. Fiquei muito feliz quando soube que a planta até então desconhecida era o IPE rosa. Alguém pode me dizer se posso fazer com que ele não cresça tanto. Ele nasceu a 1 metro e meio da parede do vizinho.Estou preocupada,a árvore já está com 2 metros.Meu imail ritacoutinho9@gmail. Com

Wanderson disse...

Tenho um ipê rosa na minha calçada ela está com uns 2metros, gostaria de saber se ela danifica o muro e cisterna pois o lado onde ela se encontra está meu muro e cisterna, a distância entre eles è de mais ou menos 1 metrô e a construtora fez uma canaleta ao redor de sua raiz com um metro de profundidade, sendo que minha cisterna tem 1metro e 90 de profundidade meu medo è ela danificar futuramente minha cisterna!

Wanderson disse...

Meu e-mail è: wandersonerafa@gmail.com

Anônimo disse...

Eu tenho no meu jardim um ipê rosa bola, 5 anos e uma altura de mais ou menos 10 metros.
Gostaria de saber se as raízes vão danificar o muro e casa da vizinha, plantado a uma distancia de 2,0 metros da casa dela.
Favor informar e ilustrar-me se as raízes do ipês com relação a profundidade e extensão.

Sem mais agradeço antecipadamente.

Favor responder no e.mail: soniacattai@hotmail.com

Unknown disse...

Alguém de vcs acima , receberam a respostas de suas perguntas?

Unknown disse...

Tenho um ypê rosa já com uns oito anos, gostaria de saber se danifica a casa fica à uns cinco metros da parede

Anônimo disse...

Desejo saber se a raiz d arvore IPÊ pode prejudicar alicerce e paredes de imóveis. Meu email é mcdlanor16@gmail.com