terça-feira, 3 de abril de 2007

Curiosidade da Ipê Rosa




Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla)
É o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, mas ainda pode ser encontrado com flores até Setembro. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla, porém trata-se de uma espécie exótica, proveniente da Argentina. São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido.



Nome científico:Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo
Sinonímia botânica: Bignonia heptaphylla Vell., Tecoma ipe Mart. ex K. Schumann, Tabebuia ipe (Mart. ex K. Schumann) Standley, Handroanthus heptaphyllus (Mart.) Mattos (3).
Nomes populares: ipê-rosa. (1)
Família: Bignoniaceae



É uma árvore muito conhecida pela beleza das suas flores, sendo declarada, em 1961, como a flor símbolo nacional.
Ocorre da Bahia até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e ocasionalmente no cerrado e na caatinga (3). É uma árvore alta, que alcança de 10 a 20 m de altura, com tronco de 40-80 cm de diâmetro e possui grande copa (2).
A madeira do ipê é muito pesada, dura, difícil de cortar e de ótima durabilidade. É usada em obras externas como mourões, pontes e dormentes; na construção civil como vigas, caibros e assoalhos; em instrumentos musicais e na confecção de carrocerias e bengalas, bem como de objetos esportivos como bolas de bocha e boliche. (4)
Em floração a árvore é um belo espetáculo da natureza, que a faz uma das espécies mais populares em uso no paisagismo em geral. É particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas e ótima para reflorestamentos mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Floresce durante os meses de julho a setembro com a planta totalmente despida de sua folhagem. Frutifica nos meses de setembro até início de outubro.
Para obter as sementes é preciso colher os frutos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes que devem ser postas para germinar logo que colhidas, em canteiros ou embalagens individuais contendo solo argiloso rico em matéria orgânica. Cobrir apenas levemente as sementes com substrato peneirado, mantendo-as em ambientes semi-sombreado. A emergência ocorre de 10 a12 dias e a germinação geralmente é abundante. É preciso transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando estas tiverem entre 2 e 4 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado. (1)
A casca e as folhas de alguns ipês têm uso medicinal e são usadas no tratamento de amigdalite, estomatites, infecções renais, úlceras, varizes e certas doenças dos olhos. Também é usado como antidiarréico, anti-inflamatório, anti-infeccioso, antitumoral, depurativo, febrífugo e cicatrizante. (5)

Símbolo da Unidade

Estamos chegando com a camiseta da Unidade para arrasar!

Iremos arrasar!

Você não pode faltar!

Venha compartilhar com a unidade ipê rosa!